A manutenção preventiva que você precisa fazer no seu carro (e quando)

Manutenção preventiva regular é provavelmente a única coisa que você pode fazer como proprietário de um carro para manter seu passeio feliz e economizar dinheiro em reparos no futuro. No entanto, nem todos concordam sobre o que é manutenção preventiva, o que você deve fazer e quando deve fazê-lo. Vamos esclarecer isso e dar algumas dicas que serão aplicadas a qualquer veículo.

Qualquer um que já trabalhou em carros ou gastou uma tonelada de dinheiro recebendo seu carro reparado irá dizer-lhe: Não ignore a manutenção preventiva. O básico, como trocar o óleo, verificar a pressão dos pneus, fazer inspeções programadas e trabalhar é como fazer exames regulares no médico. Eles mantêm você saudável e dão a você – e aos especialistas – a chance de pegar qualquer coisa séria antes que ela se torne um grande problema. Com seu carro, isso pode economizar milhares.

Primeiro, leia o manual do proprietário

Preste atenção ao manual do seu proprietário. Independentemente do veículo que você dirige, sua programação de manutenção regular está dentro dele, e você nunca vai cair em mitos de carros antigos como: “Você deve trocar seu óleo a cada 3.000 milhas” (a menos, é claro, seu manual diz que você deveria e as probabilidades são não). No entanto, você descobrirá com que frequência seu fabricante realmente sugere que você troque seu óleo ( ele pode variar muito de veículo ), seus filtros, qualquer unidade ou cintos de sincronização em seu veículo e muito mais. Você vai até descobrir se você está colocando o gás certo em seu veículo ou se você está usando o tipo certo de óleo em primeiro lugar.

Sério – você não ligaria uma peça complicada de tecnologia ou um novo eletrodoméstico sem verificar o manual para se certificar de que sabe o que está fazendo. A maioria dos amantes de carros já sabe o quanto isso é importante, mas ainda é importante, mesmo que as pessoas não se considerem interessadas em como o carro funciona. Se você está usando o óleo errado, por exemplo, ou enchendo um carro que exige combustível de alta octanagem com o material de menor octanagem que você pode comprar, você pode correr o risco de anular sua garantia , e pior, causando danos que custam mais para consertar do que você salvaria usando o material barato.

Manutenção preventiva de todas as necessidades de veículos

Quando abordamos as maneiras pelas quais você pode economizar muito dinheiro na reparação de carros , mais do que algumas pessoas apontaram que a manutenção preventiva é provavelmente uma das maiores maneiras de economizar dinheiro – não ativamente, mas a longo prazo. Gastar um pouco de dinheiro agora com essas noções básicas salvará você de reparos mais caros mais tarde:

  • Faça sua própria inspeção . É básico, mas dê periodicidade ao seu carro periodicamente para pegar qualquer coisa que pareça fora do comum. Certifique-se de que todas as suas luzes estão funcionando. Verifique a pressão do ar em seus pneus todos os meses (e compre um medidor de pressão de ar de pneu barato e guarde-o no porta-luvas). Isso é bom para os pneus, melhora a quilometragem e economiza dinheiro em combustível, caso você descubra que a pressão está baixa. Ouça qualquer som estranho, por dentro e por fora. Certifique-se de que seus pneus tenham piso suficiente. Você pode usar um centavo para fazê-lo , ou olhar para os indicadores de desgaste nos degraus do pneu . Se alguma coisa estiver fora do comum, não a ignore.
  • Aprenda a verificar seus fluidos . Mesmo que você nunca tenha aprendido como trocar o anticongelante, a direção hidráulica, o líquido de arrefecimento ou até mesmo o fluido do limpador (apesar de não permitir que alguém o substitua), você deve aprender como verificar esses níveis de fluido. . Em alguns casos, você pode ver o nível do tanque diretamente, mas a maioria tem medidores ou varetas que você pode retirar para verificar os níveis atuais em relação a um nível que indica níveis ótimos. Mesmo que o manual do proprietário não tenha muito a dizer sobre a verificação do fluido de transmissão ou do anticongelante, não tenha medo de abrir o capô e ver se consegue encontrá-lo. Se você estiver com pouca carga, adicione mais (se puder) ou faça a alteração. Mais importante ainda, nunca ignore um vazamento .
  • Inspecione e obtenha seu tempo e os cintos de serpentina substituídos quando necessário . Muitas pessoas dirão a você para trocar sua correia dentada a cada 60.000 milhas ou menos, e seu cinto de serpentina substituído a cada 40.000 milhas, mais ou menos. Mais uma vez, o manual do proprietário irá oferecer números reais para o seu tipo de veículo. Se você não consegue encontrar o manual, olhe ao redor online. Você provavelmente encontrará a recomendação real para o seu carro. Use-o como uma diretriz e peça ao seu mecânico para inspecionar os cintos quando tiver tempo de substituí-los em quilometragem. Se eles ainda estão em boa forma, não se incomode, mas se eles estão desgastados, substituí-los antes que eles falham. Se você esperar e esses cintos falharem, você quebrará e a correia danificada poderá danificar outros acessórios, tornando o reparo ainda mais caro.
  • Verifique o seu óleo e troque-o regularmente . Se seu carro tem uma vareta para verificar a cor do óleo e o nível de óleo ou se a vareta tiver sido substituída por um medidor eletrônico , você deve saber como verificar isso. Sabendo a diferença entre o óleo limpo e o óleo lamacento e turvo você economizará muito em mudanças desnecessárias e lhe dará uma maneira de saber se algo está errado com o seu motor (por exemplo, o óleo parece terrível, mas você acabou de mudar). É difícil fazer uma recomendação universal sobre a frequência com que você deve trocar seu óleo, mas a resposta é – como mencionamos – no manual do proprietário. Não apenas siga cegamente o mito de 3.000 milhas – para a maioria dos veículos, ele pode chegar a 10.000 milhas, dependendo do óleo que seu veículo pedir (outra coisa que esteja no manual).
  • Verifique sua bateria e limpe os contatos (se necessário) . A maioria das baterias hoje em dia não requer muita manutenção, mas você deve saber onde está e verificar se não está vazando e se não há acúmulo de minerais ou outros contatos. Se houver, limpe-a com um pincel de limpeza da bateria . Vai custar-lhe alguns dólares em qualquer autopeça ou loja de departamentos. Compre um e mantenha-o no porta-malas. Enquanto você está nisso, considere comprar um testador de bateria barato ou pular de partida . Você nunca precisará ligar para alguém ou esperar que o AAA (ou um transeunte amigável) lhe dê um pulo.
  • Substitua os limpadores de pára-brisa quando a visão ficar raiada . Pode parecer bobo, mas eu conheci várias pessoas que simplesmente ignoraram seus limpadores até que eles fossem substituídos como parte de um trabalho maior. Os limpadores são baratos e fáceis de substituir. Não espere até que você mal possa ver através do seu pára-brisa. Sua visibilidade é importante e você não esperaria até ver um optometrista para limpar seus óculos, sim? Enquanto estiver fazendo isso, dê ao seu pára-brisa uma boa limpeza por dentro e por fora – se for difícil enxergar, o problema pode estar dentro, não fora.
  • Substitua o filtro de ar da cabine . Substituir um filtro de ar da cabine é provavelmente uma das coisas mais fáceis que você pode fazer para manter seu carro confortável. A maioria dos veículos torna o filtro de ar da cabine facilmente acessível, e substituí-lo é tão fácil quanto abrir uma caixa. Você pode obter um filtro apropriado em qualquer loja de autopeças. Pode não ser crítico para o funcionamento do seu carro, mas é fácil, torna o passeio mais agradável e é um conserto que você nunca terá que pagar a outra pessoa para fazer.
  • Substitua o filtro de ar do seu motor . Chegar ao filtro de ar do motor pode ser um pouco mais complicado, dependendo do veículo que você tem, mas substituí-lo regularmente é importante. O manual do proprietário lhe dará uma estimativa de quilometragem para a frequência com que você deve substituir o filtro de ar do motor, mas, se conseguir, verifique-o. Se estiver sujo, substitua-o. Se você dirige uma tonelada, especialmente em tráfego de parada e trânsito, ou com uma longa viagem, o filtro de ar do seu motor pode ficar mais sujo do que alguém que dirige estradas abertas ou apenas circula nos finais de semana. Se você precisar de ajuda ou do manual do proprietário, não explica exatamente como fazê-lo (embora deva), este guia do Jalopnik pode ajudar .
  • Coloque seus pneus girados e equilibrados e verifique o alinhamento . Seu manual lhe dirá com que frequência fazer isso, e é importante fazer com que seus pneus se desgastem uniformemente e seu carro conduza suavemente. Você pode fazer com que seus pneus – que são caros para substituir todos de uma vez, a propósito, tirem de alguém que o fez várias vezes – durem muito mais tempo fazendo-os girar e equilibrar. Seu alinhamento é tão importante. Se você está lutando contra o seu carro para mantê-lo em linha reta, essa é uma situação ruim que é facilmente corrigida.
  • Mude suas velas de ignição . Se as velas de ignição estiverem gastas ou cobertas de acúmulo, o seu motor não está funcionando de forma eficiente. Isso pode custar-lhe dinheiro em combustível para um, mas também pode levar a um colapso. Pode parecer assustador, mas em alguns casos, verificar e substituí-los não é tão difícil . Se você não tem vontade de fazer isso sozinho (ou é um trabalho grande e complicado para o seu veículo), siga as recomendações do seu manual e troque-as regularmente – para a maioria das velas e veículos de cobre padrão, que são cerca de 30.000 milhas varia – algumas fichas de irídio podem durar até 100.000 milhas).

Estas são apenas algumas coisas que todo veículo precisa, e quase todas elas são coisas que você mesmo pode fazer . Nós não podemos enfatizar o suficiente a importância de verificar o manual do seu proprietário para qualquer coisa que podemos ter esquecido aqui, ou qualquer coisa específica para o seu veículo. Se você não tem o seu manual, você pode encontrá-lo facilmente online.

Verifique primeiro com o seu fabricante – eles podem até ter uma cópia em PDF no site deles. Se não, a Edmunds tem uma lista de manuais online aqui organizados pelo fabricante (apenas nos EUA). Nossos amigos em Jalopnik nos mostraram o Manual do Just Give Me The Damn , que é um verdadeiro golpe de sorte. Se você ainda não consegue encontrá-lo, provavelmente pode pedir uma cópia da Helm, Inc , ou pegar um Manual da Haynes que, embora seja direcionado ao entusiasta de bricolage, contará tudo o que você precisa saber. Lembre-se, a manutenção preventiva pode economizar uma tonelada . Não é apenas algo que os mecânicos e os carros dizem para gastar dinheiro.

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